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Descobrindo seu avatar

Quando você entende melhor o seu consumidor ou o seu avatar, observa que o mesmo reconhece um problema e percebe a necessidade da busca por uma solução, que é o motivo principal de escolherem a sua empresa. 

Qualquer estratégia de marketing começa pelo cliente. Conhecê-lo pode aumentar suas vendas e cortar custos, já que quanto mais você o conhece, maiores são suas chances de acertar com seu plano de marketing. Com isso, é possível direcionar recursos e investir em estratégias que gerem resultados assertivos.

Mas como descobrir quem são e onde estão seus potenciais clientes? A dica é se colocar no lugar deles, praticando a empatia, descobrindo quem é seu cliente, o que ele busca, suas expectativas, onde ele está localizado, porque precisa do seu produto além do que ele gosta ou não no seu negócio, produto ou serviço. Para uma boa estratégia de marketing, pense em perguntas chaves que levaram seus clientes até sua loja e fatores mensuráveis que os fidelizaram, como:

  • Porque seus clientes que visitam sua loja te escolheram?
  • O que você resolve?
  • Qual a necessidade dos seus clientes?
  • Porque escolheram a sua empresa e não a concorrente?
  • Quais são os problemas de seus clientes que os fazem te procurar?

 

Quando você entende melhor o seu consumidor ou o seu avatar, observa que o mesmo reconhece um problema e percebe a necessidade da busca por uma solução, que é o motivo principal de escolherem a sua empresa. O primeiro passo é descobrir a “persona” do seu negócio, além de entender a “jornada” do seu cliente, que é o caminho que ele percorreu para decidir optar pelo seu negócio ou produto.

Para descobrir quem é o cliente do seu negócio, como ele pensa, do que gosta e o que fará com que ele compre mais vezes na sua empresa, você deve aplicar uma pesquisa de campo, como as listadas abaixo:

Pesquisa de mercado: Elabore um questionário com perguntas que te ajudem a conhecem bem os problemas, necessidades, hábitos e expectativas de seus clientes. Isso te ajudará a entender como as pessoas querem ser tratadas, como você deve se comunicar e quais são as características do cliente que você irá atrair. Por fim, ofereça um benefício por participação como descontos ou brindes.

Pesquisa de dados secundários: São relatórios já pesquisados por algum instituto ou organização de determinado segmento de mercado. Ali estarão informações de um conjunto de características comuns como idade, interesses, sexo, profissão e comportamento.

Pesquisas internas: Faça um formulário online com questões pertinentes aos segmentos que atendam seu negócio, além de identificar gênero, faixa etária e localização.

Pesquisa a partir da observação: Identifique as principais características dos seus clientes a partir da observação durante o ato da compra. Pense nas seguintes questões:

  • Quanto tempo fica na loja ou site?
  • Qual percurso realiza?
  • Quais itens observa?
  • Como faz a análise de cada produto?
  • Quantas vezes por mês frequenta sua loja ou site?

 

Análise dos clientes atuais: Busque quem são seus consumidores, qual a recorrência de consumo, quais são suas aquisições e preferências, além do retorno financeiro que ele oferece. Tente identificar essas características:

  • Como utilizam seu produto ou serviço?
  • Para qual finalidade?
  • Compra para redistribuição ou consumo próprio?

 

Além dessas pesquisas, plataformas sociais como Facebook e Instagram, disponibilizam uma análise de perfil do seu público para seu perfil comercial nas redes. Com esse público previamente estabelecido, você pode melhorar sua estratégia, segmentando seu público, para um melhor desenvolvimento de conteúdo, montagem de produtos e oferecimento de serviços.

As particularidades do seu segmento, padrões e características comportamentais irão te ajudar a definir projeções para o futuro, traçar estratégias para fidelizar clientes, além do perfil de pessoas que se interessem por conteúdos semelhantes ao que você disponibiliza. 

 

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