A importância de possuir uma estratégia de posicionamento online
As empresas que estão online estão a um passo para conquistar novos clientes, com plataformas que garantem uma maior acessibilidade com poucos cliques.
A importância de possuir uma estratégia de posicionamento online, não pode nem deve ser mais questionada. Atualmente, empresas que não estão online são facilmente esquecidas, já que boa parte dos seus clientes estão na internet, além de seus concorrentes.
O número de computadores e smartphones vem crescendo nos últimos anos e empresas que não possuem site, redes sociais ou blogs, não produzem conteúdos que gerem valor, sendo dificilmente encontradas pelos consumidores. As empresas que estão online estão a um passo para conquistar novos clientes, com plataformas que garantem uma maior acessibilidade com poucos cliques. Quase todas as transações realizadas por usuários, passam antes por uma pesquisa web, onde os clientes desejam ter mais informações e indicações de produtos. 80% dos usuários comparam preços de produtos e serviços na internet antes de fazer uma compra, além de 43% pesquisarem dados online.
Porém, como aumentar a visibilidade e melhorar a comunicação com os clientes? O primeiro passo é definir seu público alvo para falar a mesma língua que seus clientes em seus canais digitais. O segundo passo é construir sua presença online, para acompanhar tendências, inovações, pois essa é uma ferramenta de marketing e vendas poderosa. Crie uma página própria para ampliar resultados, elevando sua marca e produtos para pessoas que tenham interesse, tendo a possibilidade de escolher alguns dos listados abaixo:
Site: é o endereço da sua empresa online, com dados disponíveis a respeito de sua marca. Faça uma lista das principais funcionalidades e informações relevantes que ele deve possuir, sendo acessível por todos dispositivos móveis, a fim de aumentar o tráfego.
Hotsite: esse pode ser considerado um mini site provisório e sazonal, ideal para destacar novos produtos ou serviços. Coloque nele informações chamativas, com diferenciais, fotos e descrições.
Landing Page: É uma página única com o objetivo de converter seu lead para uma chamada de ação, capturando os interessados no seu produto. Ofereça um material relevante e objetivo para seu público alvo (e-book, White paper, check-list, guia prático). Invista em botões como “Fale com um atendente” ou “Baixe o conteúdo aqui”, além de oferecer convites para assinar newsletter e ofertas de promoções para cadastrados, podendo converter seus visitantes para uma lista de contato.
Faça perguntas básicas para garantir a usabilidade das plataformas:
- Qual é a experiência que ele vai ter com a interação?
- Ele está sendo devidamente direcionado para a conversão?
- A plataforma está compreensível e amigável?
- É uma plataforma responsiva, que se adapta bem nas diferentes dimensões de tela? (notebooks, monitores, celulares, tablets)?
Depois de converter seus leads, a comunicação é uma peça fundamental para manter um ótimo relacionamento com seu cliente e garantir sua fidelização. Uma das melhores ferramentas segue sendo o e-mail marketing, que fornece uma comunicação íntima e pessoal, humanizando a comunicação e estreitando relacionamentos.
Tenha uma lista de contatos digitais atualizada e para esses, produza e envie newsletters, serviços, produtos, ofertas e artigos com atualidades. Dessa maneira, você cria laços com um público de acordo com seus interesses, permitindo direcionar ações, para que os atinjam no momento certo.
Invista também em canais de atendimento imediatos como chat e Whatsapp, para falar com clientes e potenciais clientes, esclarecer dúvidas e pedir feedbacks.